PUBLICIDADE
cremer
Óleo de cozinha

Startup de coleta de óleo usado é selecionada para COP26 no Reino Unido


Campo Grande News - 22 out 2021 - 10:47

Selecionada para a COP26, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre as mudanças climáticas, startup sul-mato-grossense, a Óleoponto, será a única representante do Estado no evento, que acontece de 1º a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia (Reino Unido). Ao todo, 20 empresas brasileiras de inovação sustentável foram selecionadas.

Idealizador da startup, o arquiteto Zadrik Mendonça explica que estar na conferência vai validar o modelo de negócio da empresa e mostrar que podemos solucionar o problema do descarte irregular de óleo de cozinha e transformá-lo em energia limpa.

“Vai nos beneficiar também mostrando que nosso negócio tem capilaridade, visibilidade e pode atrair mais investidores e clientes”, avalia, enaltecendo que a presença em evento da ONU vai permitir ainda ampliação na coleta de óleo de cozinha usado, já que hoje, apenas um local realiza essa coleta pela Óleoponto.

A empresa existe desde 2019, quando ponto de coleta foi instalado em supermercado de Campo Grande. Hoje, um estabelecimento em Andradina (SP) mantém a nova máquina da empresa, que faz a contagem do óleo automaticamente por sistema computadorizado.

A perspectiva é que em 2022, haja 100 pontos de coleta e que cada máquina seja capaz de coletar 800 litros de óleo usado ao mês. “Já temos bons parceiros, entre elas, uma multinacional produtora de alimentos e uma holding de saneamento”, diz Mendonça.

Para incentivar a doação de óleo pela população, o sistema de coleta vai pontuar quem fizer a entrega, sendo que a cada seis litros de produto doado, a pessoa recebe uma garrafa de óleo novo.

Um dos braços da empresa está também na venda do que é coletado para empreendimentos, que transformam o óleo de cozinha usado em biodiesel, ou seja, combustível.

COP26

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, também conhecida como COP26, é a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Está programada para ser realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido.

Lucia Morel – Campo Grande News