PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Mamona

Congresso de mamona e de oleaginosas energéticas tem programação cheia


Embrapa Agroenergia - 18 jun 2012 - 09:51
congresso-mamona180612
O Congresso Brasileiro de Mamona marca sua quinta edição com uma programação intensa sobre os trabalhos que estão ocorrendo nos diferentes segmentos da cadeira agroindustrial das culturas oleaginosas. Paralelo ao Congresso, será realizado o II Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas (II SIOE) e o I Fórum Capixaba de Pinhão-manso (I FCPM).

Os eventos organizados pela Embrapa Algodão e Embrapa Agroenergia, vão ocorrer em Guarapari/ES, de 16 a 19 de julho, no Sesc Centro de Turismo.

No primeiro dia, estão programados seis minicursos com debate nas temáticas sobre “Tecnologias em uso para produção de biocombustíveis de biomassa e óleos vegetais”, “Mecanização da pequena propriedade rural”, “Tecnologias para produção de híbridos de mamona”, “Resultados de pesquisa e avanços no cultivo de pinhão-manso”, “Tecnologias de produção de oleaginosas no Semiárido brasileiro”, “Experiências em consórcios agroecológicos”.

Para abertura dos outros dias, das 8h às 9h, serão realizadas conferências. Na terça-feira (17), Políticas públicas para produção do biodiesel no Brasil, com o represente da Casa Civil da Presidência da República, Rodrigo Rodrigues. João Abreu, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento irá falar, na quarta-feira (25/07), sobre a conjuntura atual da produção de oleaginosas no Brasil. Para encerramento das conferências, na quinta-feira (19) o Chefe-geral da Embrapa Algodão, Napoleão Esberard, irá destacar a Mamona, produto estratégico para o negócio agrícola do Semiárido brasileiro.

No decorrer dos eventos, irão acontecer palestras, apresentações de trabalhos, da forma oral e em pôsteres, e mesas-redondas. De acordo com o coordenador do Congresso e pesquisador da Embrapa Algodão, Odilon Reny, foram inscritos 430 trabalhos principalmente com as culturas da mamona, amendoim, cártamo, girassol, gergelim.

Os eventos contam com o apoio do Incaper, vinculado a Secretaria de Agricultura do estado do Espírito Santo, Sudene, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco do Nordeste e da Petrobrás Biocombustível.

A programação completa dos eventos e outras informações sobre o V CBM, II SIOE e I FCPM, podem ser obtidas em www.cbmamona.com.br e na Embrapa Algodão, pelo telefone (83) 3182-4305.