PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Macaúba

Embrapa estuda a macaúba para produzir biocombustível


Portal Brasil - 14 nov 2014 - 11:56 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
MacaubaEmbrapa 14111_copy
A Embrapa Cerrados apresentou, durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, a macaúba como matéria-prima para a produção de biocombustíveis.

A pesquisa da Embrapa teve início em 2007 com a finalidade de quantificar e caracterizar a produção de óleo, a variação da produtividade de frutos, a domesticação da espécie e o balanço energético da emissão de carbono.

A macaúba é uma palmeira e a polpa do fruto que ela produz pode ser consumida in natura ou usada para extração de gordura comestível, sendo que o óleo extraído da polpa é o que tem maior potencial para a fabricação de biodiesel.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Política Agrícola (SPA), tem como objetivo fazer avaliação para o zoneamento da macaúba para o ano de 2015.

“Esperamos que essa cultura tenha um bom desenvolvimento a médio e longo prazos, pois a macaúba tem um grande potencial. Estamos construindo uma base sólida de pesquisa para o desenvolvimento da espécie”, explicou o coordenador-geral de Agroenergia do Mapa, João Abreu.

Grupo de trabalho
A reunião da câmara setorial foi realizada na terça-feira (11), na sede da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabrio), em Brasília, e contou com a presença de representantes do setor de biodiesel e oleaginosas.

Ao longo da reunião ordinária nº 21, os participantes decidiram instituir o Grupo de Trabalho (GT) para reunir dados referentes aos estudos de mistura de biodiesel ao diesel no Brasil e no mundo.

O GT irá acompanhar os testes de diferentes percentuais de mistura de biodiesel ao diesel, para embasar a avaliação dos possíveis impactos nos motores e no meio ambiente.