PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Indonésia deve atingir meta de replantio de óleo de palma, diz autoridade


Reuters - 27 fev 2023 - 09:34

A Indonésia aumentará os esforços para garantir um esquema de replantio de óleo de palma para elevar a produção em declínio e atingir a meta de 180 mil hectares este ano, disse uma autoridade na segunda-feira, enquanto os produtores do óleo comestível enfrentam maior escrutínio sobre a sustentabilidade.

O maior produtor mundial de óleo de palma lançou um programa subsidiado de replantio de óleo de palma para pequenos proprietários há cinco anos, em uma tentativa de aumentar a produção sem desmatar mais terras florestais e para ajudar a evitar ataques à sustentabilidade da cultura.

Os planos também surgem quando a União Europeia, o terceiro maior mercado para o óleo de palma da Indonésia, concordou com uma lei de desmatamento que exige que as empresas apresentem uma declaração de due diligence mostrando quando e onde as commodities foram produzidas e forneçam informações “verificáveis” provando que não foram cultivadas em terras desmatadas depois de 2020.

Em seu lançamento no final de 2017, a Indonésia tinha inicialmente como meta o replantio de 2,4 milhões de hectares (5,9 milhões de acres) até 2025. No entanto, a implementação lenta forçou as autoridades a ajustar a meta em 2019 para 180.000 hectares por ano, mas essa meta reduzida também não foi alcançada.

Entre 2017 e agora, apenas cerca de 278.000 hectares da cultura foram replantados, disse Musdhalifah Machmud, funcionário sênior do Ministério Coordenador de Assuntos Econômicos.

“A meta de 180.000 hectares deve realmente ser alcançada”, disse ela, acrescentando que as autoridades simplificaram os requisitos para o esquema e pediram melhorias na coordenação, além de aumentar o envolvimento de empresas privadas.

“O rendimento médio de 2,5 toneladas por hectare deve ser aumentado para 6 a 8 toneladas por hectare”, disse Musdhalifah em uma reunião com funcionários do governo e plantadores de óleo de palma.

O programa visa aumentar a produção de pequenos agricultores, que respondem por cerca de 40% dos 16 milhões de hectares de plantações de óleo de palma da Indonésia. Algumas palmeiras de plantações de pequenos proprietários não são replantadas há mais de 25 anos.

Agricultores têm enfrentado dificuldades para provar que suas terras atendem os requisitos, incluindo provar que sua plantação não está em uma área florestal e não se sobrepõe a outras concessões. Em tempos de altos preços do óleo de palma, os agricultores também relutam em aderir ao esquema de replantio, temendo perder lucro.

Fransiska Nangoy – Reuters