PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Importações de óleo de palma pela Índia saltam 59% em julho com maiores descontos


Reuters - 14 ago 2023 - 08:54

As importações de óleo de palma pela Índia saltaram 59% em julho em relação ao mês anterior, para 1,08 milhão de toneladas, o maior volume em sete meses, já que as refinarias aumentaram as compras depois que o desconto do produto em relação aos óleos rivais aumentou, disse um órgão comercial nesta segunda-feira.

O aumento das importações da Índia, o maior comprador mundial de óleos vegetais, ajudaria os principais produtores, Malásia e Indonésia, a reduzir os estoques e sustentar os preços na Malásia.

As importações de óleo de soja caíram cerca de 22%, para 342.270 toneladas, e as de óleo de girassol aumentaram 71%, para 327.259 toneladas, informou a Associação dos Extratores de Solventes da Índia (SEA), com sede em Mumbai, em comunicado.

As importações de óleo comestível da Índia em julho subiram para um recorde de 1,76 milhão de toneladas, com as refinarias acumulando estoques para os próximos festivais devido à incerteza sobre o abastecimento do Mar Negro, disseram comerciantes.

O desconto do óleo de palma bruto para o óleo de soja bruto aumentou para mais de 150 dólares por tonelada, um movimento significativo o suficiente para garantir que os refinadores mudem para o óleo de palma, disse um negociante de Mumbai junto a uma trading global.

"Essa tendência deve continuar mesmo nos próximos meses. Esperamos cerca de 1 milhão de toneladas de importação em setembro", disse o comerciante.

As importações totais de óleo comestível do país no ano comercial 2022/23, que se encerra em 31 de outubro, podem saltar para um recorde de 15,5 milhões de toneladas, informou a SEA em comunicado.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

Rajendra Jadhav e Brijesh Patel – Reuters