PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Estoques de óleo de palma da Malásia caem à mínima de 10 meses com aumento das exportações


Reuters - 15 abr 2024 - 09:34

Os estoques de óleo de palma da Malásia no final de março caíram para o nível mais baixo em 10 meses, à medida que um salto nas exportações compensou a recuperação da produção, informou o órgão regulador do setor nesta segunda-feira.

A redução dos estoques na Malásia, o segundo maior produtor de óleo de palma do mundo depois da Indonésia, ajudaria a sustentar os futuros de referência, que atingiram a máxima em um ano no início deste mês.

Os estoques de óleo de palma da Malásia no final de março caíram 10,68% em relação ao mês anterior, para 1,71 milhão de toneladas, o nível mais baixo desde maio, segundo dados do órgão regulador do setor, o Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB, na sigla em inglês).

A produção de óleo de palma bruto (CPO) aumentou 10,57% em relação a fevereiro, para 1,39 milhão de toneladas, enquanto as exportações de óleo de palma subiram 28,61%, para 1,32 milhão de toneladas, informou o MPOB.

Uma pesquisa da Reuters previu os estoques de março em 1,79 milhão de toneladas, uma queda de 6,65% em relação ao mês anterior, com a produção em 1,38 milhão de toneladas e as exportações em 1,23 milhão de toneladas.

O relatório do MPOB é otimista para o mercado, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa da corretora de óleos vegetais Sunvin Group.

"Os estoques de CPO estão se esgotando rapidamente e podem cair ainda mais até o final de abril. A produção da Malásia pode cair na primeira metade de abril por causa dos feriados do Ramadã, enquanto as exportações durante o período foram maiores do que no mês passado", disse ele.

Os estoques de CPO no final de março caíram para 797.974 toneladas, o menor desde março de 2022, mostraram os dados do MPOB.

Como as exportações da América do Sul devem aumentar nos próximos meses, as exportações de óleo de palma podem ficar sob pressão, disse um trader de Nova Délhi.

Isso ocorre porque o óleo está sendo negociado com desconto em relação ao óleo de palma, o que limitará os preços do óleo de palma apesar da queda dos estoques, disse o trader.

O óleo de palma é afetado pelos movimentos de preços dos óleos relacionados, já que eles competem por uma fatia do mercado global de óleos vegetais.

Danial Azhar e Rajendra Jadhav – Reuters