PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Biopalma fecha acordo para reparar ponte derrubada no Pará


Valor Econômico - 24 abr 2019 - 09:59

A Biopalma, produtora de óleo de palma controlada pela Vale, chegou a um acordo com o governo do Pará e vai pagar R$ 128 milhões para recuperação da ponte sobre o rio Moju, que cedeu após um acidente com uma balsa que transportava o produto da empresa, no dia 06 de abril. Procurada, a Vale confirmou o acordo e ressaltou que não houve "reconhecimento de dolo ou culpa". "A empresa reforça que vendeu o resíduo, cachos vazios de palma, na modalidade FOB, em que o comprador assume a responsabilidade pela retirada e transporte do subproduto", incluiu na nota.

A empresa terá 15 dias, contados a partir da homologação do acordo com a Procuradoria-Geral do Estado, para desembolsar esse valor à vista. O governo paraense chegou a pedir o bloqueio de bens de seis empresas após o acidente, no valor de R$ 185 milhões. Além da Biopalma nenhuma outra empresa fez parte do acordo.

A balsa que atingiu um dos pilares da ponte, e fez com que parte da estrutura desabasse no início deste mês, transportava bucha de palma (ou bucha de dendê) da Biopalma para a Jari Celulose, produtora de celulose no Estado do Pará. Inicialmente, o governo paraense chegou a considerar todas as empresas responsáveis por se caracterizar a responsabilidade solidária. Após discussões com os envolvidos, chegou-se ao acordo de ontem à noite.

Conforme a Jari, representantes do Estado procuraram a empresa no início de 2018 para dar destinação a resíduos de palma e de açaí. Como já utilizava biomassa em sua caldeira, a Jari se dispôs a fazer alguns testes com a carga da Biopalma. Nesse período, seu papel limitou-se a receber biomassa em sua unidade, em linha com o que está previsto no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Stella Fontes e Ana Paula Machado – Valor Econômico