PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

[Vídeo] Produtividade da canola promete ser boa e o preço também agrada


Globo Rural - 13 ago 2012 - 09:31
canola 130812
A lavoura é tão colorida que poderia ser confundida com um campo de flores, mas é a canola que encanta e anima quem produz.

Em todo o estado do Paraná, a área plantada é de 10 mil hectares, três mil a menos que na safra passada, mas a boa notícia é que mesmo assim, a produção deve ser 16% maior, chegando a 17 mil toneladas.

“O clima está muito favorável, as chuvas estão bem distribuídas e também não estamos tendo problemas com geadas, que ocasionam perda de produtividade. O preço está excelente, como o mercado da canola é baseado no preço da soja, os produtores podem esperar porque a expectativa é de grande rentabilidade”, explica a agrônoma Josiene Carraro.

Uma usina em Marialva compra metade de toda a produção do Paraná. A canola é destinada tanto para a fabricação de óleo de cozinha quanto de biodiesel.

O biodiesel é feito de fontes renováveis, por isso, têm várias vantagens ambientais quando comparado ao diesel de petróleo. Desde 2010, com a exigência do Governo Federal da adição de 5% de biodiesel no diesel comum, a canola passou a ser uma boa alternativa de matéria-prima para a fabricação do combustível.

Para incentivar mais produtores, a usina tem um programa de parceria: oferece assistência técnica, sementes melhoradas e garante a compra de toda a produção.

Tags: Canola