PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Segurança alimentar

Índice FAO aponta queda global nos preços dos óleos vegetais


BiodieselBR.com - 07 dez 2012 - 13:27 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
indice fao_1_071212
O Índice FAO que acompanha as variações nas cotações de uma cesta de commodities agrícolas fechou o mês de novembro com uma média de 211 pontos. Isso representa uma queda de 3 pontos em relação a outubro, ficando com valor mensal mais baixo desde junho passado. Em relação a novembro de 2011, o índice apresentou queda de 3%.

De acordo com a FAO, com exceção do grupo laticínios, todas commodities que entram na composição do índice caíram. A baixa foi puxada pelo açúcar que perdeu 14 pontos desde outubro, mas também teve contribuições importantes do grupo óleos e gorduras e do grupo cereais.

No caso dos óleos vegetais, a perda em novembro chegou a 6 pontos – a segunda maior no período – e consolida uma tendência de baixa mantida pelos últimos três meses.

Segundo os analistas da FAO, o fator determinante para esse resultado é a alta na produção e os estoques recordes de óleo de palma que têm levado a quedas significativas no valor dessa commodity. A produção norte-americana de soja – menos afetada pela seca desse ano do que inicialmente se supunha – também representou um fator positivo.

indice fao_2_071212
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Via Infomoney