PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Segurança alimentar

FAO: Preços dos óleos vegetais tiveram alta forte em julho


BiodieselBR.com - 04 ago 2023 - 18:13 - Última atualização em: 11 set 2023 - 10:57

Depois de 7 meses de preços em queda bastante pronunciada, o mercado global de óleos vegetais deu uma virada em julho. De acordo com a atualização mais recente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), os preços médios dos óleos vegetais mais negociados ao redor do mundo aumentaram cerca de 12,1% entre junho e julho.

Na métrica adotada pela FAO, os óleos vegetais registraram 129,8 pontos em julho. Isso representa uma alta de 14 pontos sobre a indicador de junho. Isso recolocou os preços médios no mesmo patamar em que estavam em abril.

Essa foi a primeira alta do produto desde a maxi-valorização vista em março quando o mercado teve que absorver o golpe causado pela invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro do ano passado. A guerra causou a disrupção nos fluxos do óleo de girassol que é o quarto mais importante correspondendo a cerca de 10% da oferta global.

Em março, as cotações atingiram a marca de 251,8 pontos – seu maior nível em mais de 3 décadas de medições. Desde então, os preços vinham baixando de forma consistente – com exceção de um breve repique em novembro passado – tendo acumulado quase 79% de perdas.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR