PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
mamona

Usina de Tauá usa mamona para produzir biodiesel


Gazeta Mercantil - 03 jul 2006 - 07:40 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O Ceará ganhou na sexta-feira (30/6) uma usina produtora de biodiesel. Fica em Tauá, a 400 km de Fortaleza, perto da divisa com o Piauí, uma das regiões mais secas e pobres do estado.

A nova usina tem capacidade para produzir 100 litros de biodiesel por hora, um volume total de 876 mil por ano. O ministro da Integração Nacional, Pedro Britto, participou da inauguração. O combustível será extraído basicamente da mamona, que deve ser plantada em 400 hectares de terra e gerar emprego para cerca de 300 produtores rurais.

Além de vender matéria-prima, eles vão participar do esmagamento da semente para fazer o óleo e da transformação do óleo em biodiesel. A usina pode processar outras oleaginosas, mas a prioridade é para a mamona. A usina de Tauá é uma das duas do projeto piloto de produção de biodiesel instaladas no Ceará através de convênio entre o Departamento Nacional de Obras contra a Seca e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico.

As áreas de plantio de mamona estão sendo ampliadas em todo o Brasil de forma rápida para atender à demanda por biodiesel, considerado o combustível do futuro por trazer importantes benefícios para o País.

Olga Bardawil