mamona

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, participa nesta sexta-feira, 19, às 12h, em Arapiraca, das atividades relacionadas ao Programa do Biodiesel de Alagoas (Probiodiesel / AL). A visita do governador será acompanhada pelos coordenadores do programa e pelos agricultores que plantam a oleaginosa naquela região do Agreste.

Na ocasião, será feita uma demonstração do processamento da mamona nas batedeiras adquiridas pelo governo do Estado, através das Secretarias do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Os equipamentos ficarão nos escritórios regionais da Seagri, localizados nos municípios de Água Branca, Santana do Ipanema e Arapiraca.

Segundo o gestor do programa pela Seplan, Guillermo Hernandez, as batedeiras são itinerantes e visam atender aos agricultores que plantam mamona nos 33 municípios zoneados pela Embrapa. “Elas têm a vantagem de serem transportadas facilmente para qualquer localidade. Essas batedeiras irão dar um bom suporte aos pequenos produtores”, disse.

Além da visita de campo, o grupo ainda participa da reinauguração da indústria de Óleos Vegetais de Alagoas Oleal, em Arapiraca. Na indústria haverá uma demonstração da produção do óleo da mamona. A perspectiva é de que a Oleal passe a operar a partir do próximo ano. “Em 2009 a Oleal vai começar a comprar e a processar a mamona. É um sinal muito positivo para os nossos agricultores”, ressaltou Hernandez.

As atividades do programa são organizadas pela Cooperativa Agropecuária Industrial de Arapiraca (Capial) e pela indústria de Óleos Vegetais de Alagoas (Oleal), em parceria com a coordenação do Probiodiesel/AL, composta por técnicos das Secretarias do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas

Sebrae / AL

Veja mais