PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Outros países

Índia diz que proposta por aliança de biocombustíveis atraiu Rússia e Brasil


Reuters - 07 fev 2023 - 09:31

Uma proposta da Índia por uma aliança de biocombustíveis para promover os combustíveis mais limpos atraiu o interesse de vários países, incluindo Rússia e Brasil, disse o ministro indiano do Petróleo, Hardeep Singh Puri, nesta segunda-feira.

Puri anunciou em outubro passado que a Índia, terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, usaria sua presidência do G20 para tentar estabelecer uma aliança internacional de biocombustíveis.

O foco em biocombustíveis também visa ajudar a transição da Índia para combustíveis alternativos e reduzir sua conta de importação, pois visa atingir sua meta de emissões líquidas zero de carbono até 2070.

“Muitos, muitos países estão interessados”, disse Puri a repórteres em um evento da Semana de Energia da Índia na cidade de Bengaluru, no sul.

Os planos da Índia para estabelecer uma aliança de biocombustíveis espelham a Aliança Solar Internacional lançada por Nova Délhi e Paris em 2015, para trazer energia solar limpa e acessível ao alcance de todos.

A Índia importa cerca de 85% de suas necessidades de petróleo bruto, mas está gradualmente construindo capacidade para aumentar sua produção de biocombustíveis. O país planeja construir 12 biorrefinarias para produzir combustível a partir de itens como restos de colheita, resíduos vegetais e resíduos sólidos urbanos.

Puri disse que a proposta de aliança de biocombustíveis não se restringe apenas aos produtores e que qualquer país pode aderir.

“Pode ser para compartilhar experiências ou qualquer coisa… se sua pergunta é se (a aliança) está começando bem, minha resposta é excelente”, disse Puri.