PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Outros países

Índia apresentará aliança global de biocombustíveis no G20, diz ministro do Petróleo


Reuters - 20 out 2022 - 10:26

A Índia planeja lançar uma aliança global sobre biocombustíveis entre os membros do grupo das 20 principais economias, disse o ministro do Petróleo, Hardeep Singh Puri, nesta quarta-feira, enquanto o terceiro maior consumidor de petróleo do mundo tenta aumentar o uso de combustíveis mais limpos.

A Índia assumirá a presidência do grupo, também chamado G20, da Indonésia em dezembro. Nova Delhi sediará uma reunião dos países membros em setembro do próximo ano.

"Vamos utilizar nossa presidência do G20 para tentar estabelecer uma aliança internacional de biocombustíveis", disse Puri na Conferência Internacional sobre Biocombustíveis.

Os planos da Índia de estabelecer uma aliança de biocombustíveis espelham a International Solar Alliance lançada por Nova Délhi e Paris em 2015 para trazer energia solar limpa e acessível ao alcance de todos.

"Temos países suficientes no mundo que estão produzindo biocombustíveis, então se você colocar o ecossistema em torno dele, em termos de padrões, os motores flexi-fuel... acho que estamos no caminho de estabelecer uma aliança internacional", ele disse.

A Índia, também o terceiro maior importador de petróleo do mundo, transporta cerca de 85% de suas necessidades de petróleo, mas está gradualmente aumentando a capacidade para aumentar sua produção de biocombustíveis.

A nação do sul da Ásia planeja construir 12 biorrefinarias para produzir combustível a partir de itens como restolho de culturas, resíduos de plantas e resíduos sólidos municipais.

A Índia planeja introduzir 20% de etanol misturado à gasolina em algumas partes do país a partir de abril do próximo ano, seguido por um lançamento nacional a partir de 2025/26. O primeiro-ministro Narendra Modi estabeleceu uma meta líquida de emissões zero de carbono para 2070.

Tags: índia G20