PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Indonésia

Indonésia e Malásia se comprometem com mandatos de biodiesel apesar de preços altos


Reuters - 25 mar 2022 - 09:08

Os principais produtores de óleo de palma, Indonésia e Malásia, continuam comprometidos com seus programas obrigatórios de biodiesel, apesar dos preços mais altos da matéria-prima, para atingir as metas de energia verde, disseram autoridades nesta quinta-feira.

Indonésia e Malásia usam óleo de palma como mistura para biodiesel, com a Indonésia desde o início de 2020 utilizando um B30 obrigatório – mistura no diesel fóssil que contém 30% de combustível à base de palma.

Com a mistura obrigatória mais alta do mundo, a Indonésia visa reduzir as importações de diesel.

O programa de combustível à base de palma da Indonésia “não vai parar no B30”, disse o ministro coordenador de Assuntos Econômicos, Airlangga Hartarto, em uma conferência virtual da indústria.

Ele disse que a Indonésia está trabalhando para usar óleo de palma em seu óleo diesel, gasolina e combustíveis de aviação.

A Indonésia está atualmente realizando voos de teste usando combustível de aviação misturado com óleo de palma e realizando vários testes para usá-lo para produzir outros combustíveis, além de planejar testes com um bioconteúdo de 40% à base de palma.

“O compromisso de usar a palma como material de biocombustível impulsionará a Indonésia a alcançar a segurança energética e uma meta de mix de energia (renovável) de 23% até 2025”, disse Airlangga.

Atualmente, as energias renováveis representam cerca de 11% do mix de energia da Indonésia.

A rival Malásia também está comprometida em manter e expandir seu próprio programa de biodiesel após atrasos relacionados à pandemia, disse sua ministra das Indústrias de Plantações e Commodities, Zuraida Kamaruddin, no mesmo evento.

“Apesar do alto preço do óleo de palma, o governo está comprometido em manter a proporção de mistura de biodiesel e planeja introduzir a mistura mais alta de biodiesel, como o B30, posteriormente”, disse ela.

O índice de óleo de palma da Malásia ganhou cerca de 30% até agora este ano em meio à baixa produção dos dois principais produtores, às restrições anteriores à exportação da Indonésia e aos impactos da guerra na Ucrânia.

A Malásia planeja implementar sua adoção nacional do programa de biocombustível de óleo de palma B20 até o final de 2022, disse seu conselho de óleo de palma em janeiro.

Bernadette Christina Munthe – Reuters