Produção dos EUA continua crescendo e pode superar marca de 2011
De acordo com dados divulgados nessa quinta-feira (30) pela Agência de Proteção Ambiental do governo norte-americano (EPA, na sigla em inglês), a produção de julho de diesel renovável foi de respeitáveis 409 milhões de litros, tendo superado a do ano passado em 59 milhões de litros. Nos primeiros sete meses do ano mais de 2,63 bilhões de litros foram produzidos, sendo que o biodiesel respondeu por 2,48 bilhões desse volume total – o restante equivale a outras formas de diesel renovável.
Comparando o mesmo período de sete meses de 2011 e de 2012, o crescimento foi de 873 milhões de litros. Isso contraria as previsões mais pessimistas feitas para o setor no final de 2011 quando expirou a política de subsídios à produção de biodiesel mantida por Washington e deixa cada vez mais ao alcance a possibilidade das usinas norte-americanas superarem o recorde de 4 bilhões de litros produzidos no ano passado.
Se o mercado continuar no mesmo ritmo, é provável que a indústria chegue a marca dos 5 bilhões de litros até o final do ano – fazendo com que os EUA se mantenha na posição de maior produtor de biodiesel.
Apesar do bom resultado em geral vale ressaltar que a produção caiu pelo terceiro mês seguido [veja gráfico].
Renata Alves