EUA

Produção de biodiesel cresce com força nos EUA, mesmo sem subsídio


BiodieselBR.com - 31 mai 2012 - 11:04
Planta-USa-310512A indústria de biodiesel dos Estados Unidos parece estar no caminho de superar o recorde de 4 bilhões de litros produzidos no ano passado. Isso contraria a maioria das previsões feitas na época em que o subsídio de US$ 1 por galão (cerca de 3,8 litros) oferecido por Washington para incentivar a produção do biocombustível foi revogado no final do ano passado.

Na quinta-feira passada, a Agência de Proteção Ambiental do governo norte-americano (EPA, na sigla em inglês) publicou os números da indústria de biodiesel para o mês de abril. No período, foram fabricados 357,7 milhões de litros de biodiesel, o que coloca a produção nos quatro primeiros meses de 2012 na faixa de 1,25 bilhão de litros. Mantido o mesmo ritmo, a indústria pode bater a marca dos 5 bilhões de litros em um ano.

Quando o subsídio dado à produção de biodiesel expirou no final do ano passado, havia o medo de que a produção caísse como aconteceu de 2009 para 2010, quando o mesmo subsídio foi descontinuado. Em 2011, os pagamentos voltaram e a indústria teve seu melhor ano.

BiodieselBR com informações da EPA e da NBB