PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Rosário irá testar transporte coletivo com mistura de 25% de biodiesel


Notícias Agrícolas - 21 jun 2018 - 10:40

Em Rosário, cidade da província de Santa Fe, na Argentina, metade da frota de ônibus coletivos irá utilizar uma mistura de 25% de biodiesel no diesel, com a intenção de reduzir a contaminação ambiental do transporte e trazer valor agregado para a produção de soja.

A iniciativa foi apresentada em Buenos Aires pelo governador de Santa Fe, Miguel Lifschitz e outros funcionários provinciais e municipais, juntamente às câmaras empresariais de biodiesel e diretores de empresas de transporte e da indústria automotiva.

Segundo explicou o grupo, serão mais de 400 ônibus urbanos que irão fazer uso desse combustível, além de três ônibus que utilizarão o biodiesel em 100%. Estes veículos irão funcionar 24h por seis meses para que o comportamento do combustível nos veículos e o impacto ambiental sejam avaliados.

"É uma mudança de paradigma, porque mostramos para a cidade que a produção agropecuária tem um compromisso com a sustentabilidade", disse Alicia Ciciliani, ministra de produção de Santa Fe.

Se o projeto, denominado Bio Bus, obtiver sucesso, Santa Fe, que produz 80% do biodiesel da Argentina, irá propor ao Ministério de Energia a implementação desse sistema para o transporte urbano de passageiros, o transporte de cargas e para a geração de energia, o que deve ter um impacto positivo na cadeia de soja. 153,5 milhões de litros de diesel poderiam ser substituídos nessa equação.