PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Alemanha

Brasil e Alemanha montarão Centro de Bioinovação


BiodieselBR.com - 28 nov 2012 - 17:51 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
centro bioinovacao_281112
Os governos brasileiro e alemão estão somando forças para instalar um Centro de Bioinovação no Brasil. A iniciativa terá o objetivo de promover o desenvolvimento de novos produtos e processos industriais relacionados à bioeconomia – tanto em termos de bioenergia quanto de bioprodutos.

Segundo a assessoria de imprensa da CNPEM, as áreas específicas dos projetos que farão parte do futuro Centro de Bionovação ainda estão sendo detalhadas pelos parceiros da iniciativa, mas a expectativa é que ele inclua pesquisas voltadas para o biodiesel. Especialmente levando em conta a posição histórica de liderança que a Alemanha ocupa no mercado deste biocombustível.

A iniciativa foi tema do “Encontro da Parceria Germano-Brasileira no Caminho para o Centro de Bioinovação” realizado nesta segunda e terça-feira (26 e 27) na sede do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas (SP). De acordo com comunicado divulgado após o encerramento do encontro, “as iniciativas estão relacionadas ao desenvolvimento de bioprodutos e de bioenergia com base em plantas oleaginosas e de resíduos da indústria canavieira”.

Durante o evento desta semana, foram ministrados workshops para debater o aperfeiçoamento da produção, do processamento e da transformação de biomassa. As discussões foram sistematizadas na forma de 11 projetos de utilização de biomassa. Eles serão consolidados durante um novo encontro marcado para o próximo dia 07 de dezembro.

Parceria
A criação do Centro de Bioinovação vem sendo costurada desde agosto passado.

Na ocasião, representantes do Ministério Federal de Educação e Pesquisa, de instituições científicas e de empresas do setor de biotecnologia da Alemanha já visitaram o CNPEM com o objetivo de definir os critérios básicos do projeto.

As instalações do novo centro ficarão no Brasil.

Patrícia Herman – BiodieselBR.com