PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Eventos

Embrapa e Ubrabio realizam evento sobre impacto positivo do biodiesel


Assessoria Ubrabio - 17 ago 2015 - 09:36
EventoUbrabioEmbrapa 170815
Nessa próxima sexta-feira (21), a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Embrapa Agroenergia organizam um debate chamado “Conversando sobre Biodiesel, Saúde E Mudanças Climáticas” para discutir o potencial deste biocombustível para melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Uma das maiores ameaças à saúde da população das grandes cidades está na fumaça preta que sai dos escapamentos dos veículos: o material particulado (MP). Este poluente atmosférico é composto de sólidos com diâmetro reduzido, que penetram as vias respiratórias podendo causar câncer respiratório, inflamação de pulmão, agravamento de sintomas de asma, aumento de internações hospitalares e até mesmo a morte, segundo o Ministério do Meio Ambiente. No Brasil, cerca de 96% das emissões de material particulado está associada ao diesel fóssil, alerta a pesquisadora da Rede Clima, Samya de Lara Pinheiro.

É por isso que a Ubrabio vem defendendo a substituição gradual do diesel fóssil pelo biodiesel que reduz consideravelmente a emissão de diversos poluentes que afetam a qualidade de vida da população. A adição de 20% de biodiesel no diesel fóssil, por exemplo, pode reduzir em 27% a 45% as emissões de material particulado.

O objetivo do evento organizado em parceria com a Embrapa Agroenergia é fornecer subsídios aos assessores parlamentares e técnicos e jornalistas para formulação de políticas públicas a favor do uso de combustíveis renováveis, por meio de um diálogo com especialistas nos temas propostos. Haverá ainda visita à exposição da Embrapa Agroenergia com produção ao vivo de biodiesel e mostra de matérias-primas.

As vagas são limitadas. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (61) 3448-1581 ou 3448-2266.

Conversando sobre Biodiesel, Saúde E Mudanças Climáticas
Quando: 21 de agosto de 2015
Onde: Brasília (DF)
Informações e inscrições: [email protected]
Organização: Ubrabio e Embrapa Agroenergia

Com adaptação BiodieselBR.com