PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Eventos

Embrapa realiza workshop sobre calculadora de carbono do RenovaBio


Assessoria Embrapa - 09 fev 2018 - 12:11

A Embrapa Meio Ambiente vai promover I Workshop para Validação da RenovaCalc – ferramenta do RenovaBio que será usada para calcular a intensidade de carbono dos diferentes biocombustíveis. O encontro acontecerá em sua sede em Jaguariúna (SP) entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março.

O objetivo é validar a ferramenta, identificar eventuais dificuldades e colher sugestões de melhorias entre seus futuros usuários.

O workshop é parte dos trabalhos de regulamentação da nova Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). O programa que foi oficializado no final do ano passado com a aprovação da Lei 13.576/2017 pelo Senado. O cronograma prevê que esta primeira etapa de validação seja finalizada até o final do mês de março.

A Renovacalc foi estruturada para estimar os índices de desempenho ambiental dos combustíveis incluídos no RenovaBio. Para tal, faz uso de um conjunto de parâmetros técnicos fornecidos pelos produtores para estimar as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) ao longo do ciclo de vida do biocombustível.

Os dados são obtidos pela metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Ferramenta que contabiliza a quantidade de GEEs emitidos durante todo o ciclo de vida de um determinado produto, desde a fase de obtenção de recursos naturais, passando pelos processos de transformação, transporte, uso e descarte.

Conforme explica a pesquisadora da Embrapa, Marília Folegatti, que coordena o grupo técnico que está elaborando a ferramenta, “a expectativa é que o evento seja um espaço para apresentação e discussão da RenovaCalc, buscando colher sugestões do setor produtivo para a melhoria da ferramenta”.

Para Marcelo Morandi, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, o workshop é mais um passo importante na construção do RenovaBio, “agora já em fase de materialização para o público-alvo, no entendimento das métricas que serão solicitadas para ingresso no Programa”.

Com adaptação BiodieselBR.com{/viewonly}