PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Eventos

Embrapa realiza debate sobre biocombustíveis e bioeconomia em Brasília


BiodieselBR.com - 08 out 2018 - 09:05

“Políticas Globais para Biocombustíveis/Bioeconomia frente às Demandas por Sustentabilidade” é o tema da 1ª Mesa Redonda do V Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (V ENPI), que acontece de 09 a 10 de outubro no auditório da CNA em Brasília.

Para debater essa temática serão ministradas cinco diferentes palestras por especialistas da área.

Renato Godinho, jornalista pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, inicia a jornada de palestras do EnPI com a palestra “Plataforma Biofuturo”. Godinho é diplomata desde 2003 atua como chefe da Divisão de Energias Novas e Renováveis do Ministério das Relações Exteriores do Brasil desde 2015.

Seguindo as palestras dessa primeira mesa, Plinio Nastari, Presidente e CEO da Datagro Consultoria, fala sobre a redução das emissões globais pelo uso de biocombustíveis.

A palestra sobre o “Renovabio” será ministrada pelo Diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira. Lacerda tem experiência na área de economia com ênfase em economia comportamental.

Marília Folegatti, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, ministrará a palestra sobre RenovaCalc – ferramenta que será usada para calcular as emissões de carbono no contexto do RenovaBio. Graduada em zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado e doutorado em tecnologia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Hoje, é vinculada ao Laboratório de Gestão Ambiental, tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em Agroindustrialização de Pequena Escala e Segurança Ambiental.

Para encerrar a primeira mesa redonda, foi escolhido o tema, “Biorrefinarias integradas: o caminho para a viabilidade energética e ambiental do biodiesel de microalgas”. O tópico será abordado pelo diretor-executivo da Consultoria e Treinamento Maranduba, Henrique Leonardo Maranduba. Ele é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Fez doutorado em desenvolvimento e meio ambiente e hoje faz pós-doutorado no programa de pós-graduação em engenharia e ciência de alimentos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde trabalha com pesquisas na área de ecologia Industrial.

A programação completa pode ser consultada clicando aqui.

V Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia

Quando: 9 e 10 de outubro
Onde: Brasília (DF)
Informações: www.embrapa.br/enpi2018
Organização: Embrapa Agroenergia