O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) divulgou, em Costa Rica, um documento oficial assinado por seu Diretor Geral. O documento faz uma chamada aos países das Américas para uma revisão de suas políticas de segurança alimentar.
O texto intitulado "A resposta do IICA ao aumento no preço dos alimentos" sai em defesa dos biocombustíveis, como uma oportunidade para a reativação da agricultura na região, sempre e quando se utilizem fontes de produção diferentes aos grãos básicos.
Segundo o documento oficial, “este é o momento para os países das Américas revisarem suas políticas de segurança alimentar e caminhem para a implementação de políticas que priorizam na agenda nacional de desenvolvimento a produção agropecuária”.
No parecer do Diretor Geral do IICA, Chelston Brathwaite, a escala nacional e os benefícios das altas dos preços dos alimentos favorecem aos exportadores líquidos e afetam negativamente aos importadores líquidos, cuja fatura de importação alimentar tem sido aumentada.
“O IICA propõe analisar esses assuntos preocupantes num Seminário Internacional sobre a agricultura e a segurança alimentar voltado para o desenvolvimento integral, no qual se realizará em julho de 2008, em sua sede central, localizado em San José, Costa Rica”, ressaltou Chelston Brathwaite.
Leia o texto completo aqui. (.PDF)