PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Pesquisadores de biodiesel realizam debates no Paraná


Assessoria - 30 nov 2006 - 11:34 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Com a determinação do Plano Nacional de Agroenergia do governo federal, que torna compulsória a mistura de 2% de biodiesel ao óleo diesel a partir de 2008, surge uma demanda de 1 bilhão de litros de biodiesel por ano.

Para os especialistas, trata-se de uma das mais rentáveis oportunidades para o agronegócio brasileiro. Com o objetivo de avaliar as tecnologias dotadas para a conversão de óleos vegetas em biocombustíveis e avaliar os caminhos para que o Brasil usufrua essa oportunidade, pesquisadores especializados reúnem-se na primeira Conae (Conferência Internacional de Agroenergia) que será realizada em Londrina (PR) entre 11 e 13 de dezembro. A discussão faz parte do painel "Rotas para a Obtenção de Biocombustíveis de Óleos Vegetais", que acontece no primeiro dia do evento.

Ao longo dos três dias, serão realizados 18 painéis e oito conferências sobre temas como mercado de carbono, biodiesel, a política brasileira de produção energética, oleaginosas, aproveitamento de bioprodutos, biomassa florestal, biogás, entre outros. "A realização de um evento desta natureza é extremamente importante para que possamos organizar o setor, discutir tendências e definir políticas públicas que garantirão a evolução nacional dessa importante área de desenvolvimento científico e tecnológico", avalia Luiz Pereira Ramos, coordenador do painel, pesquisador e professor doutor da Universidade Federal do Paraná.

Para o pesquisador, além da importância econômica, o aumento da demanda por biodiesel tende a projetar o Brasil "como líder de uma revolução tecnológica orientada à redução das emissões atmosféricas dos gases do efeito estufa", ressalta. Ao mesmo tempo, a demanda mundial por energia cresce em um ritmo acelerado: 1,7% ao ano para o período de 2000 a 2030, segundo o Instituto Internacional de Economia.

Produzido a partir de oleaginosas - no Brasil, estima-se que a cultura de soja corresponda a 90% da matéria-prima - tornando o segmento cada vez mais atrativo para os produtores rurais.

Segundo Ramos, os temas foram orientados de acordo com as questões tecnológicas, como: a maturidade dos processos industriais de produção de biodiesel; a dependência destes sobre variações na qualidade da matéria-prima; a disponibilidade de tecnologia nacional para atender ao setor; a viabilidade econômica das diferentes alternativas e as diferenças fundamentais entre processos baseados em etanol e metanol.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.pjeventos.com.br/ eventos/agroenergia.

A iniciativa é da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, com o apoio da Embrapa, governo do Paraná, Iapar, Embratur, Crea-PR, Adetec, Sociedade Rural do Paraná, Londrina Convention & Visitors Bureau, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Sociedade Brasileira de Metrologia, Paraná Metrologia, Mútua, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Sistema Fiep.