PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Novo ministro da Agricultura destaca investimento em agroenergia


Agência Brasil - 03 jul 2006 - 22:44 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O novo ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, diz que assume a pasta com "tranqüilidade" e vai dar continuidade aos projetos do antecessor Roberto Rodrigues. "Procuraremos dar prosseguimento às ações nas áreas de agroenergia, defesa sanitária e no diálogo com a sociedade através das câmaras setoriais e temáticas".

No discurso de posse, hoje (3), no Palácio do Planalto, Guedes revelou que pretende priorizar a implantação de um centro nacional de agroenergia, recém criado pela Embrapa. "Há um vasto campo de pesquisa para melhorar os índices de produtividade, tanto no processo de produção agrícola quanto industrial para álcool e biodiesel". O programa brasileiro de agroenergia é voltado para a produção de etanol e biodiesel – este último é obtido a partir de sementes, como mamona, girassol, dendê e pinhão.

Outras metas destacadas pelo ministro são: melhoria da promoção comercial dos produtos agropecuários brasileiros no exterior, aprofundamento de estudos sobre política agrícola e redução do desequilíbrio na relação entre os produtores rurais e os processadores de produtos agropecuários – com o intuito de obter uma distribuição "eqüitativa" da riqueza gerada pelo setor.

Nelson Motta