PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Programa De Agroenergia Brasileiro É Destaque Em Jornais Americanos


MAPA - 12 mai 2006 - 08:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O modelo brasileiro de uso de combustíveis renováveis para suprir as necessidades energéticas do país é destaque nos principais jornais dos Estados Unidos. Em artigos e editoriais, o exemplo brasileiro desponta como alternativa viável para a substituição dos combustíveis fósseis. Segundo a mídia americana, o etanol seria a saída econômica e política mais indicada para os problemas enérgeticos que o país enfrenta.

Em entrevista concedida à rede americana ABC, exibida na noite de segunda-feira (08/05), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, destacou o importância do exemplo brasileiro para o novo paradigma das energias renováveis mundiais. “O império do petróleo está acabando. Aonde quer você vá, as pessoas estão procurando alternativas para substituição do petróleo”.

O tradicional programa de reportagens ’60 Minutes’ exibiu também na noite de segunda-feira (08/05) uma matéria intitulada “A solução Etanol”. Durante a reportagem, o jornalista Don Rather, que esteve no Brasil para conhecer o modelo, ouviu especialistas sobre a aplicabilidade do modelo brasileiro de produção de agroenergia no país norte-americano. 

O jornalista David Pogue, em coluna do jornal ‘The New York Times’ publicado na última sexta-feira (05/05), se mostrou surpreso com a eficácia do modelo brasileiro. “Talvez eu seja o último homem do planeta a saber do programa que já tem mais de vinte e cinco anos. Eu achei simplesmente incrível o fato do Brasil, um país com uma fração dos recursos e dinheiro dos Estados Unidos, está tão anos luz se distanciando da gasolina”. E termina com um apelo pelo uso de combustíveis mais oportunos. “Não importa que cor é sua bandeira política, não concordamos todos que a poluição é ruim, e que as fontes de petróleo vão acabar eventualmente?”.

O jornal ‘The Wall Street Jornal’ publicou ontem (10/05) um editorial intitulado ‘O Movimento Biomassa’ em que discute as alternativas de produção de combustíveis derivados da biomassa. De acordo com o artigo, o Brasil pode vir a se tornar um dos grandes exportadores de etanol. “O Brasil é um exemplo conhecido em que a cana de açúcar cresce em um clima tropical, com uma fermentação convencional e destilação disponível para transformá-la em Etanol. O combustível abastece cerca de 40% dos carros do país e compete com a gasolina sem nenhum subsídio do governo. Dependendo do preço do açúcar no futuro e das restrições comerciais a ele e ao etanol, o Brasil pode se tornar uma rede de exportação do biocombustível”.

Já o jornal da Flórida ‘The Miami Herald’ destacou a cooperação entre os dois países no editorial ‘Amigos trabalhando para um objetivo comum em economia e energia”. Segundo o artigo, o Brasil o os Estados Unidos deveriam operacionalizar uma ação conjunta para a produção do combustível. “ Nós dividimos o mesmo objetivo. Deveríamos começar programas conjuntos para alcançar nossos objetivos”.
           Uma outra alternativa, proposta pelo editorial do jornal ‘The New York Times’, “Milhas por Espigas”, publicado na segunda-feira (08/05), é a produção de biocombustíveis por meio das culturas perenes americanas. “Como o milagre da independência energética do Brasil prova, uma atitude agressiva de investimento em substitutivos de petróleo pode acabar com a dependência na importação do produto”.