O resultado do segundo trimestre da Petrobras ficou acima das expectativas do mercado. Porém, é bom chamar a atenção para um fato curioso. Com a queda do preço do barril de petróleo, agora o principal responsável pelo bom resultado deixa de ser o segmento de exploração e produção e passa a ser o de abastecimento. No Brasil isso ocorre com maior intensidade devido ao fato da Petrobras manter os preços da gasolina e do diesel acima dos praticados no mercado internacional apesar da queda brutal do preço do barril do petróleo.
Vamos aos números. Na média do 2T09 a gasolina e o diesel foram vendidos 25% e 50%, respectivamente, mais caros no Brasil que no mercado internacional. Com isso, o lucro do segmento de abastecimento da Petrobras cresceu 2294% quando comparamos o segundo trimestre de 2009 com o de 2008 e 5019% quando a comparação é feita entre o primeiro semestre de 2009 e o de 2008.
Conclusão quando o barril de petróleo tem preço elevado o lucro vem do segmento de exploração e produção e nós consumidores somos subsidiados pela estatal. Quando o preço do barril desaba entra em cena a área de abastecimento e nós consumidores passamos a subsidiar a Petrobras. Ou seja, ou o mercado externo garante o lucro da empresa ou o mercado interno.
De forma alguma estamos questionando o bom resultado da Petrobras neste segundo trimestre, só chamamos à atenção que parte deles são obtidos através de preços artificiais de gasolina e diesel, que só podem ser praticados devido ao monopólio da estatal no segmento de refino.
Adriano Pires