A Embraer vai fazer uma rodada de testes usando 100% combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) em seus aviões. A meta é verificar os efeitos sobre os diferentes materiais não metálicos das aeronaves. Para tanto, a empresa fechou com a Vibra a compra de um lote de SAF.
O biocombustível foi importado da Bélgica e está disponível na base localizada no aeroporto Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro. O local recebeu a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) EU e CORSIA, que garante o rastreio da sustentabilidade de toda a cadeia de fornecimento do produto
A aquisição deste lote – segundo a empresa, a primeira em larga escala feita no Brasil – vai viabilizar que os testes sejam realizados na sede a Embraer em São José dos Campos (SP). Antes, os todos estudos com SAF pela Embraer precisavam ser feitos em laboratórios nos EUA e Europa o que aumentava os custos e a complexidade dos trabalhos.
“Com mais esta ação, ficamos mais próximos da meta de ter nossas aeronaves aptas a operar com combustível 100% SAF até 2030”, afirma o Global Head de ESG na Embraer, André Tachard.
Atualmente, todas as aeronaves da Embraer estão aptas a operar com uma mistura de até 50% desse combustível.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Embraer