PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Seminários mobilizam produtores de mamona no sul do Piauí


Assessoria de Comunicação - 08 jun 2011 - 06:04 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) promoveu na última semana uma série de Seminários de Mobilização nas cidades de Caracol, Fartura do Piauí e São Raimundo Nonato. Os seminários levaram até os agricultores familiares desses municípios, bem como das demais localidades representadas, informações sobre o Programa de Estruturação Produtiva Agrícola.

Com um público médio de 80 inscritos, os seminários reuniram representantes dos sindicatos dos agricultores locais e os agricultores já cadastrados no Programa. Como palestrantes, participaram os consultores da Petrobras Biodiesel (PBio), Janaína Mendes e Epitácio Pedrosa; o supervisor do Projeto Polos do Biodiesel do Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Edmilson da Cruz, representando o Banco do Brasil, o gerente Elpídio Marques e Neuma Borges, que é articuladora do Polo de Biodiesel de São Raimundo Nonato.

Segundo Janaína Mendes, consultora da PBio, são 14 municípios no território da Serra da Capivara, dois no Vale do Rio Guaribas e 13 no Território dos Cocais envolvidos na produção das oleaginosas (mamona e girassol). “Estamos com uma produção de 109 milhões litros/ano de biodiesel, sendo que 30% de matéria prima é adquirida da agriculta familiar”, comentou durante as palestras.

É importante destacar que o Emater-PI busca incentivar os agricultores familiares para a produção da mamona, mas destacando que ela deve ser uma atividade complementar como explicou o diretor geral do Instituto, Romualdo Militão: “Com esse evento aqui, nós estamos chamando atenção do agricultor, para uma atividade que gera renda, mas uma renda complementar. Assim, o agricultor vai continuar plantando a agricultura alimentar que é importantíssima para a sobrevivência das famílias, e podendo aumentar sua qualidade de vida”.

Além de conhecer melhor o Programa de Estruturação, os agricultores tiraram suas dúvidas quanto às opções de investimento, créditos e medidas de negociação de débitos, com Elpídio Marques, gerente do Banco do Brasil, em São Raimundo Nonato. “O Banco do Brasil sabendo da importância da agricultura familiar destinou o maior volume de recursos para a agricultura, sendo que a maior parte desse investimento do Estado do Piauí está disponibilizada para ser aplicado aqui em São Raimundo Nonato”.

O coordenador do Programa Estruturação Produtiva do Emater-PI, Adalberto do Nascimento, frisou que o objetivo final de todas as ações do programa é o aumento da renda familiar. “Esse programa e esse convênio que o Governo do Estado, através do Emater-PI, fez com a Petrobras é exatamente para levar até aos agricultores familiares os instrumentos que faltam, como melhores caminhos e tecnologias, que convertam essa renda almejada em algo real, fazendo diferença no bolso das famílias”.