Com valor de 2,5 milhões de reais, projeto proposto pela Embrapa Agroenergia, foi aprovado pela FINEP no início deste mês.
A proposta a ser executada durante os três anos do projeto, de acordo com o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, é o reaproveitamento do óleo de fritura usado em bares e restaurantes de Brasília para produção de biodiesel e utilização em parte da frota local.
A preocupação maior da Embrapa e dos parceiros é evitar a contaminação das estações de tratamento de água, visto que, grandes volumes de recursos são gastos com produtos químicos para neutralização dos óleos residuais provenientes de frituras que chegam aos esgotos. A eliminação destes resíduos proporcionará redução de custos com o tratamento de água, além de significativo ganho para a sociedade com a eliminação do passivo ambiental resultante da emissão de produtos químicos ao meio ambiente. “A idéia da reciclagem é tirar o produto do esgoto”, afirma o pesquisador.
O aproveitamento do óleo residual de fritura será transformado em combustível, misturado a óleos provenientes da agricultura familiar do entorno do Distrito Federal, a partir de oleaginosas como girassol, soja e mamona, formando o biodiesel. Nesta proposta, também está incluída a construção de uma fábrica escola, no Instituto Federal de Educação, financiada pela Finep, com capacidade de processamento de até 5 mil litros/dia. O projeto também tem como desafio desenvolver uma logística viável de coleta do óleo usado.
Hoje no DF
De acordo com Dilcio, o descarte de óleo de fritura na rede de esgoto do Distrito Federal é grande, ocasionando constantes entupimentos, bem como aumento da poluição de cursos d’agua e no custo final no tratamento dos efluentes. A estimativa é que atualmente quatro milhões de litros de óleo sejam consumidos por ano e despejados na rede de esgotos da capital federal.
Na TV
Nesta sexta-feira (19) vai ao ar um programa com o tema ‘Biodiesel de Óleo de Fritura’, apresentado pelo pesquisador da Embrapa Agroenergia. O quadro mostra tecnologias da Empresa ou instituições parceiras na área de sustentabilidade ambiental. O programa é exibido na sexta-feira pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 e no domingo (21), às 7h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção deste programa é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília–DF).