PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Prefeitura de Campo Verde (MT) lança campanha de coleta de óleo de cozinha usado


Assessoria - 02 jun 2011 - 08:33 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

A Prefeitura Municipal de Campo Verde lança nesta sexta-feira, dia 3, a campanha Preserve o meio Ambiente e Recicle Óleo – projeto BioÓleo, e que tem como objetivo, o de evitar que o mesmo seja jogado nas pias e/ou no lixo, podendo contaminar o meio ambiente. Além de contribuir com o meio ambiente, a população também ganhará com este projeto. A cada quatro litros de óleo saturado entregues nos pontos de coleta, a pessoa recebe imediatamente um “Vale Óleo Vegetal”, para consumo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Manoel Messias, a ação faz parte do projeto BioÓleo da Prefeitura de Campo Verde em parceria com a Biocamp e Cootramar, o qual visa que a população faça a destinação correta do lixo no município, além de incentivar o reaproveitamento do óleo de cozinha, normalmente jogados em pias, vaso sanitários, ralos, no lixo, e até mesmo, diretamente no solo, podendo causar infiltração, acarretando a contaminação do lenço freático.

Ainda de acordo com Messias, o óleo vegetal saturado deverá ser destinado aos Eco Pontos espalhados pela cidade, como mercados e outros parceiros. Os Eco Pontos são unidades coletoras de óleo vegetal que mais tarde serão transformados em biodiesel. Apoiada pela Prefeitura, a Cootramar fará a coleta do resíduo nos Eco Pontos. Os pontos determinados para coleta do óleo saturado serão os Supermercados Maccari, Big Bom, Paranaense, Ponto Sul e cooperativa Cootramar.

Atualmente, o óleo de cozinha é descartado, de maneira incorreta causando danos ao meio ambiente