Prefeito sugere 'pira olímpica eterna movida a biodiesel' em morro do Rio
A Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Urbanismo, o Comitê Organizador de 2016 e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) firmaram um convênio nesta quarta-feira para a realização de um concurso internacional para a escolha do Marco Olímpico, símbolo que representará o espírito das Olimpíadas e que tenha a cara do Rio. Para o prefeito Eduardo Paes, que deseja um ícone diferenciado, uma tocha seria construída em algum morro que pudesse ser visto da Linha Vermelha.
- Se eu fosse fazer parte do concurso, faria uma pira olímpica eterna movida a biodiesel em algum morro. Quem sabe, algum dos participantes não faz e diz que foi inspiração do prefeito - disse ele, em tom de brincadeira.
O edital será lançado pelo IAB até o fim do ano, e os concorrentes terão quatro meses para apresentar seus projetos. O júri será composto por membros do IAB e da prefeitura. Na cerimônia de assinatura, Paes contou que não haverá limites para a obra, custeada pela prefeitura. No entanto, ressaltou que o edital terá regras e critérios para a execução.
- É claro que não vamos permitir que seja feita uma Cidade da Música voadora em cima do Cemitério do Caju.