Em Foco

O trabalho de conclusão de curso de Marcelo Aliske, estudante de uma das especializações do Departamento de Física da Univesidade Federal do Paraná (UFPR), obteve uma patente aprovada pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês). Aliske desenvolveu, junto aos professores Wanderley Veiga e Cyro Ketzer Saul, um método que permite verificar qual a porcentagem da mistura de Biodiesel em Óleo Diesel.

"A necessidade da pesquisa, realizada em 2005, surgiu a partir da aprovação da lei (11.097) do governo federal que obriga a adição de 5% de biodiesel no óleo diesel puro até 2013", afirma o professor Cyro. "O problema era que a mistura poderia ser facilmente feita de maneira irregular, o que prejudicaria a utilização e a economia do usuário", completa.

Segundo o professor, a pesquisa foi feita logo após a aprovação da lei e já conquistou visibilidade internacional por ter seu método comprovado. "Já existe, inclusive, uma empresa americana fazendo uso do método. O resultado desse trabalho também já foi publicado internacionalmente. Isso comprova, de certa forma, a qualidade do nosso trabalho", conclui o professor.

O método foi desenvolvido durante o Curso de Especialização em Sensores, que já obteve outras 13 patentes desde a criação do Núcleo de Propriedade Intelectual (NPI). A pesquisa foi desenvolvida no Instituto de Tecnologia do Paraná, que também ofereceu suporte para a inscrição na Wipo, em 2007.

Veja mais