PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Mais famílias produzindo palma para biodiesel no Norte do País


Secom Governo Federal - 24 ago 2011 - 12:17 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Nas regiões onde o zoneamento agroecológico feito em 2010 localizou áreas de expansão para o plantio Palma na Amazônia, o número de famílias que têm o Selo Social deverá passar dos atuais 700 para cerca de oito mil nos próximos quatro anos. A maior parte dos beneficiados serão do Pará, Amazonas e Roraima, sendo que haverá áreas também em Rondônia e no Acre.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) já mapeou seis mil famílias interessadas em entrar na cadeia produtiva do biodiesel e pretende cadastrar outras 10 mil em 2012. Além do interesse, a família tem de ter área para plantar, saúde financeira para poder assumir o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e estar na área de abrangência de uma usina de beneficiamento.

Hoje, há 90 mil hectares com palma na Amazônia e o MDA planeja acrescentar outros 70 mil plantados por agricultores familiares, sem contar a produção pela agricultura empresarial.

A planta começa a produzir com quatro anos de idade e atinge a maturidade aos oito. Há 17 projetos de novas usinas para absorver essa produção, que pode ser direcionada também para outros usos do óleo na indústria alimentícia e de cosméticos.

O MDA investe também em duas outras frentes. A primeira é a falta de mão de obra qualificada para a extensão rural que as usinas devem oferecer aos produtores de matéria prima. A meta é formar 160 profissionais até 2012, sendo que 80 deles já estão formados e outros 40 em sala de aula.

Outro objetivo é popularizar o plantio de uma variedade híbrida resistente ao amarelecimento fatal, que dizima as plantações de palma na região do Pará, onde se concentra a maior parte dos territórios demarcados no zoneamento da palma.

Zoneamento - O uso da palma de óleo na produção de biocombustíveis foi definido em 2010, pelo governo federal, no lançamento do Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil. A palma pode oferecer uma alternativa de produção sustentável, com alta produtividade e rentabilidade.

O programa proíbe a derrubada de floresta, determina áreas aptas para plantio, oferece linhas de crédito especiais e amplia a assistência técnica e extensão rural.

Bahia - Para aumentar a produtividade dos agricultores familiares que plantam palma no Território da Cidadania Baixo Sul na Bahia, 580 famílias receberão neste ano 70 mil mudas da palma de óleo da variedade tenera. O MDA investiu mais de R$ 935 mil no projeto em parceria com a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira da Bahia (Ceplac).

Tags: Dende Palma