PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Maior usina do Brasil participará do leilão com capacidade ampliada


BiodieselBR.com - 15 ago 2011 - 12:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

A ADM de Rondonópolis (MT) acaba se tornar oficialmente a maior usina de biodiesel do país com uma capacidade autorizada de 486,7 milhões de litros por ano. A autorização de comercialização da ANP para que a usina possa vender sua produção com a nova capacidade saiu hoje no Diário Oficial da União. A ampliação acrescenta 143 milhões de litros a capacidade anterior da unidade.

Com isso, a ADM ultrapassa a Oleoplan de Veranópolis (RS) que, em novembro passado, a havia apeado da liderança do ranking das maiores produtoras com a ampliação de sua usina para 378 milhões de litros. A companhia norte-americana recebeu a autorização de construção para a nova capacidade em janeiro passado.

Disputa
A ADM deve ficar até 2012 sem o selo social e por isso está habilitada a participar apenas de cinco lotes que representam 20% do volume a ser adquirido no certame. Com a ampliação a ADM terá 97,3 milhões de litros para ofertar no certame. Esse volume supera de longe os 15,4 milhões de litros que serão negociados no lote 6 reservado para todas as usinas da Região Centro-Oeste.

As usinas do Centro-Oeste agora somam uma capacidade instalada para 2,7 bilhões de litros de biodiesel por ano. Isso quer dizer que teremos quase 550 milhões de litros de oferta disputando ferozmente uma demanda mais de sete vezes inferior.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: L23