Em Foco

Organizadores da segunda edição do Fórum Mundial de Energia do Futuro, que será realizado de 19 a 21 de janeiro de 2009 em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, estiveram no Brasil na semana passada para convidar empresas e associações brasileiras para participar do evento. “Queremos levar empresas com experiência em construções ecológicas, biocombustíveis, energias alternativas e outras energias limpas”, afirmou o diretor de vendas Gary Gilmour, da empresa Turret Middle East, organizadora do fórum.

Para promover o evento no Brasil, os organizadores estiveram na Dedini, que fabrica usinas inteiras de etanol e vem desenvolvendo máquinas que usam cada vez menos água na produção de álcool; na Bosch do Brasil, pioneira no desenvolvimento da tecnologia flex fuel no país; na Braskem, uma das maiores empresas do setor de petroquímica da América Latina e que fabrica plásticos a partir do etanol; a ETH Bionergia, que pertence ao grupo Odebrecht; na Brasil Ecodiesel, de biodiesel; e na Petrobras.

Além dessas, eles também conversaram com representantes da Associação Paulista de Cogeração de Energia (Cogen SP), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre outras.

Segundo o diretor-executivo Marcus Nazareth Peçanha, da empresa Interaction Times, de consultoria em relações internacionais, que está ajudando a promover o evento no Brasil, será realizada na quinta-feira (11), na Fiesp, um encontro com diversos empresários para falar do fórum. “Queremos conseguir levar o máximo de representantes possível”, disse.

O fórum, que é uma iniciativa da Masdar, estatal de Abu Dhabi que está desenvolvendo o projeto Masdar City, cidade totalmente planejada e sustentável, deve atrair cerca de 100 palestrantes e 300 empresas de 30 países. Segundo Gilmour, a idéia é reunir as companhias com representantes da Masdar City para que, futuramente, sejam gerados negócios. “Essa é uma grande oportunidade para as empresas brasileiras”, disse.

Os investimentos na Masdar City são da ordem de US$ 15 bilhões para a construção de uma cidade em 640 hectares de área. O objetivo é que ela se transforme numa espécie de programa de cooperação internacional para trazer soluções para grandes problemas da humanidade, como segurança energética, mudança climática e desenvolvimento sustentável. De acordo com Gilmour, a idéia não é só levar empresas, mas também universidades e institutos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Acompanhado Gilmour ao Brasil, também estava a diretora de marketing da Turret, Rebecca Oxley, e a gerente de projetos da Interaction Times, Raquel Kibrit, que tem interesse em organizar, no futuro, um fórum de energia no Brasil. “Todo ano vamos organizar um fórum em Abu Dhabi e a idéia é organizar outros fóruns em outros países também”, disse ela.

Entre os palestrantes do fórum de Abu Dhabi vão estar o presidente da Brasil Ecodiesel, José Carlos Aguilera, e o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão. As empresas interessadas em participar do fórum devem entrar em contato com a Interaction Times.

Veja mais