PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Embrapa e Petrobras conduzem projetos na produção de biodiesel


Valor Online - 06 out 2011 - 14:54 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

A Embrapa Agroenergia e a Petrobras Biocombustível (PBio) conduzem a execução de três projetos de pesquisa para ampliar a produção brasileira de biodiesel. Segundo o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, José Manuel Dias, o interesse das duas empresas é aperfeiçoar o sistema adotado no país de produção do biocombustível e oferecer apoio técnico às cooperativas de pequenos agricultores.

“Temos projetos desenvolvido em conjunto com a Petrobras Biocombustível envolvem matérias-primas como mamona, girassol e dendê”, disse Dias durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Ele informou que as pesquisas começaram este ano e vão até 2014.

O técnico da Embrapa Agroenergia disse que as parcerias entre a Embrapa e a Petrobras existem há mais de 20 anos e foram intensificadas nos últimos anos, desde o instante em que a estatal do petróleo criou a subsidiária na área de biocombustíveis.

Durante a audiência, Dias afirmou que um dos desafios do setor é ampliar a produção a partir de plantas oleaginosas, com grande concentração de óleo. Atualmente, 80%  do biodiesel produzido no país vem da soja, 15% de gordura animal e 5% de outras fontes, como algodão, amendoim e outras espécies.

Rafael Bitencourt