Em Foco

Cenário positivo deve incentivar uso da soja para produção de biodiesel no RS


Canal Rural - 30 mar 2011 - 09:21 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Os produtores de soja do Rio Grande do Sul podem destinar parte da colheita para a produção de biodiesel favorecidos pelo atual cenário positivo para o setor. Na safra passada, cerca de 30% do grão foi transformado em combustível, o que representa pouco mais de 2,5 milhões de toneladas. A produção total foi de 500 milhões de litros só no Rio Grande do Sul, o que representa um quarto da produção nacional, que foi de pouco mais de 2 bilhões de litros.

Segundo o assistente técnico estadual em agroenergia da Emater, Alencar Ruggeri, o investimento em usinas está aumentando. Ele acredita que esta é uma grande oportunidade para o produtor.

- É uma demanda que não existia até pouco tempo atrás. Em 2007 começamos com 40 milhões de litros, e chegamos a 2010 com 500 milhões de litros. Essa é a velocidade com que os projetos ocorrem. Os empresários estão muito ágeis e os produtores precisam aproveitar este momento, pois é um momento muito importante para consolidar a atividade de soja e de outras culturas, pois existe o incentivo - avalia.

O Rio Grande do Sul possui atualmente seis usinas de biodiesel de produção em larga escala. Mais uma está se instalando no município de Canoas.

Nestor Tipa Júnior