A faculdade Assis Gurgaz promove no próximo dia 30 de julho no município de Cascavel (PR) o 4º encontro técnico de biodiesel voltado à agricultura familiar. Entre os assuntos abordados estará a viabilidade econômica da produção de biodiesel em pequena escala e a matérias-primas para a produção do biodiesel, em especial o Crambe.
O professor Helmuth Bleil Junior, gerente da Fazenda-Escola da FAG comenta sobre o encontro:
A proposta técnica do evento é mostrar a viabilidade técnico-econômica do uso do biodiesel na agricultura familiar. Teremos várias estações em campo mostrando alternativas de matéria-prima que podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel, inclusive a cultura do crambe.
O crambe é uma cultura nova e com potencial muito forte na fabricação do biodiesel pois não concorre com culturas tradicionais, já cultivadas pelo agricultor. É uma planta com teor de óleo significativo e com ciclo de produção curto, permitindo o cultivo sem interferir nas culturas tradicionais já utilizadas pelo agricultor.
No encontro o pesquisador Carlos Pitol, da Fundação MS, se aprofundará na cultura. Pitol foi o responsável por trazer a cultura do Crambe para o Brasil e a fundação possui o cultivar da planta. A utilização do Crambe é uma novidade e por isso vamos mostrar outros usos para ela, além da produção de biodiesel, por exemplo como fonte para alimentação animal. O aproveitamento do subproduto é importante para garantir a viabilidade econômica do biodiesel.
Como muitos produtores trabalham com gado de leite ou engorda de animais ou mesmo ovinocultura, a torta pode ser utilizada na alimentação desses ruminantes.
Também mostraremos o funcionamento de uma prensa que fará o esmagamento do grão, a extração do óleo e posteriormente a produção do biodiesel. Complementando, um professor da Fag apresentará o tema da viabilidade econômica da implantação de um projeto com uma associação de produtores. Um projeto de biodiesel quando feito por uma associação de produtores começa a ficar interessante e surge aí uma oportunidade.Os detalhes desse modelo estarão presentes, junto com o exemplo do projeto da Copel
O evento é aberto à população em geral."
Valéria Bellafronte