PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Carro de passeio a diesel pode voltar ao Brasil em 2014


IG - 22 set 2011 - 06:16 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Faz tanto tempo que não se vende automóveis de passeio com motor a diesel no Brasil que o público praticamente já se esqueceu deles. Fora de cena desde 1976, este tipo de carro foi excluído do mercado nacional devido a crise do petróleo da década de 1970, quando o governo passou a subsidiar o combustível somente para veículos comerciais, em especial caminhões. Mas essa realidade está para mudar.

Em debate no Fórum Diesel 2011 realizado pela SAE Brasil na última semana, montadoras, sistemistas e a Petrobras demonstraram interesse em retomar a tecnologia no país, que na Europa e em outros países da América do Sul é utilizada de forma extensiva. A data para o retorno: 2014. Mas isso ainda depende de uma série de ações.

A primeira delas é a permissão do senado brasileiro, que vem barrando nos últimos anos a volta do carro a diesel ao mercado por questões de interesses políticos e também por conta do fornecimento adequado do combustível. Este também precisa mudar muito para enfim voltar a ser aplicado. O diesel brasileiro na comparação com o europeu ainda é considerado muito “sujo” devido ao seu alto teor de enxofre em sua composição.

Segundo representantes da Petrobras, o processo de melhoria do diesel brasileiro já está em andamento, mas este não é o único empecilho para viabilização dessa alternativa. Segundo a estatal, é preciso rever a demanda para esse tipo de veículo, que pode ter forte penetração em frotas comerciais e táxis, além da oferta do combustível, já que o Brasil ainda importa parte do diesel que consome.

Thiago Vinholes

Tags: Passeio