PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Câmara: Meio Ambiente criará subcomissão sobre biocombustíveis


Agência Câmara - 29 abr 2011 - 06:22 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai criar uma subcomissão especial sobre biocombustíveis.

Para o autor do requerimento aprovado quarta-feira (27), deputado Márcio Macêdo (PT-SE), as ameaças representadas pelo aquecimento global e as consequentes mudanças climáticas exigem o uso de fontes renováveis de energia como estratégia. “O Brasil apresenta singularidade nesse aspecto, uma vez que já tem em sua matriz energética parcela significativa de energia renovável”, lembra.

Biocombustíveis
Biocombustíveis são os combustíveis derivados de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna ou para outro tipo de geração de energia, para substituição total ou parcial de combustíveis de origem fóssil.

Os dois principais biocombustíveis em uso atualmente no Brasil e no mundo são o etanol, produzido em nosso País a partir da cana-de-açúcar; e o biodiesel, que é fabricado a partir de óleos vegetais, como soja, mamona, canola, palma, girassol e amendoim; e de origem animal, como sebo bovino, suíno e de aves, além dos óleos utilizados em fritura.

O uso do biodiesel é recente no Brasil, tendo início com o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2005, com o objetivo de implementar de forma sustentável a produção e uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.

A data para instalar a subcomissão não foi definida.