PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Em Foco

ANP diz que 80% do biodiesel está sendo entregue


Valor Online - 19 mar 2008 - 09:03 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Do volume contratado nos dois leilões de novembro realizados pela ANP, 78,6% do total contratado foram entregues, enquanto do volume contratado no leilão feito pela Petrobras para formação de estoque regulador de 100 milhões de litros, apenas 80,9% foram entregues.

O superintendente de abastecimento da ANP, Edson Silva, frisa que das nove empresas que participaram dos leilões, nenhuma conseguiu entregar 100% das cargas e duas ficaram abaixo do patamar mínimo de 50% e vão ficar impedidas de participar dos próximos leilões. O superintendente relativizou os problemas com preços de matérias-primas.

Nos dois leilões de novembro, o preço de referência era de R$ 2,40 e houve o maior deságio de todos os leilões, para R$ 1,86. Quem participou do leilão já sabia que se não entregasse nós cassaríamos os registros, explicou Silva.

Qualidade
O técnico da ANP ressaltou ainda que não houve reclamações junto a agência sobre adulteração de biodiesel. Segundo ele, o órgão regulador tem mecanismos para evitar falsificações e fraudes, como a comparação das compras de biodiesel com os volumes comprados de diesel, os marcadores dos tanques de combustível e o cruzamento das informações de vendedores e compradores.

A distribuidora de biodiesel só têm o contrato homologado se provar que adquiriu biodiesel na proporção que têm de diesel. Em janeiro, seis distribuidoras ficaram de fora do mercado por isso e em fevereiro foram oito, ressaltou Silva.

A agência reguladora estima que até o fim do primeiro semestre sejam comprados 1,248 bilhão de litros de biodiesel. Do volume contratado, 488 milhões de litros devem ser entregues até junho, dos quais 380 milhões dos dois leilões realizados pela ANP em novembro do ano passado, 100 milhões do leilão realizado pela Petrobras para formação de estoque regulador e 8 milhões de um leilão adicional feito pela estatal.

Edson Silva, afirmou que o balanço dos primeiros dois meses de mistura obrigatória de biodiesel ao diesel no país mostra um mercado abastecido, com um volume total comprado de 175,8 milhões de litros, para uma demanda de 128 milhões de litros.

Prazo menor para os novos leilões
O primeiro leilão deve acontecer em abril, para contratação de mais 330 milhões de litros do produto e outros 330 milhões de litros deverão ser licitados em agosto. A entrega do produto deverá ser feita entre 1º de julho e 30 de setembro. O prazo de entrega foi reduzido para três meses - contra seis meses dos leilões anteriores - para reduzir problemas com a variação de preços das matérias-primas.

Rafael Rosas