PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Air France testa jato com combustível que reduz em 50% emissão de CO2


EFE - 14 out 2011 - 06:01 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:18

A companhia Air France e o fabricante aeronáutico Airbus realizaram nesta quinta-feira (13) um voo comercial entre Toulouse e Paris, na França, movido a uma mistura de biocombustíveis que permitiu reduzir pela metade as emissões de dióxido de carbono (CO2).

O experimento foi apresentado como o voo com a menor emissão de gases poluentes do mundo. O trajeto foi feito por um Airbus A321 no qual metade do combustível foi obtido com azeites usados. Além disso, o peso de diversos equipamentos, como dos assentos e de materiais usados na cabine, foram reduzidos.

Além disso, aperfeiçoaram-se os procedimentos nos aeroportos de saída e chegada, nas operações de decolagem e aterrissagem e durante o voo, com o objetivo de economizar combustível.

Economia de combustível
Ao querosene foram acrescentados 50% de uma espécie de biocarburante elaborado por hidrotratamento. No final, a emissão de CO2 por passageiro e quilômetro ficou em 54 gramas, metade do consumido normalmente.

Para minimizar ainda mais o uso de combustível, a energia voltada para a climatização em terra foi feita com geradores elétricos. Após pousar na pista do aeroporto, a aeronave desligou um de seus motores. Além disso, a busca durante todo o trajeto de uma velocidade ótima permitiu reduzir em 10% o combustível empregado. Com as medidas, a companhia espera economizar 1.700 toneladas de combustível.

A Air France assinalou em comunicado que está realizando "uma política ambiciosa para melhorar a eficácia energética de seus aviões". Nesse sentido, indicou que a idade média de sua frota é de 8,9 anos para as aeronaves de trajetos longos e de 9,5 anos para percursos menores.