PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Agrenco anuncia retomada de atividades, mas ações despencam


iG São Paulo - 25 mai 2011 - 15:14 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

A Agrenco informou nesta quarta-feira que deverá retomar, até 27 de junho, o beneficiamente de soja e produção de biodiesel na unidade de Alto Araguaia (MT), uma das duas plantas mantidas pela companhia. Em dificuldades financeiras desde 2008 e em recuperação judicial desde setembro daquele ano, a empresa segue em recuperação judicial.

A despeito do comunicado, as ações da Agrenco estavam em queda livre nesta quarta-feira. Às 15h32min, os papéis da empresa na Bovespa estavam sendo negociados por R$ 1,19, uma baixa de 9,16% (queda que perdeu força 20 minutos depois, quando era de 7,63%). No mesmo horário, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, estava em alta de 0,27%, para 63.507 pontos.

A empresa informou também a mudança da composição de seu conselho de administração. O único nome mantido nos assentos é o de Nils Bjellum, economista norueguês que está na empresa desde antes de ela abrir seu capital.

A Agrenco foi um dos símbolos da onda de aberturas de capital ocorrida na Bovespa em 2007. E foi um episódio marcante daquele momento do mercado financeiro por pontos positivos e negativos: a Agrenco foi assessorada pelo Crédit Suisse, um banco de primeira linha, e estreou diretamente no Novo Mercado, grupo de ações da bolsa paulista do qual fazem parte empresas consideradas exemplo de transparência. No ano seguinte, contudo, a companhia foi abatida pela crise financeira internacional, endividou-se e sequer teve dinheiro para concluir as obras de suas três plantas de beneficiamento de soja e produção de biodiesel.

Seguiu-se um corolário de reveses. Diretores da empresa chegaram a ser presos em uma operação da Polícia Federal que apurava a suspeita de crimes como sonegação fiscal e corrupção. No grupo estava Antonio Iafelice, fundador da Agrenco. Em 2010, no entanto, a justiça considerou inválidas todas as provas levantadas pela PF na operação, o que tornou inimputáveis todos os investigados.

Além da planta de Alto Araguaia, a Agrenco tem uma unidade em Caarapó (MS), mas para esta não há previsão de retomada dos trabalhos - as obras na unidade ainda não foram concluídas. Havia ainda uma unidade em Marialva (PR), vendida em 2009 como uma das etapas do processo de recuperação financeira da companhia.