PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Univaldo Vedana

Providências necessárias para a agricultura familiar


Univaldo Vedana - 01 mar 2007 - 20:37 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O trabalho incansável executado pelos produtores de soja no Brasil ao longo das últimas décadas, apesar dos erros e acertos, das chuvas e secas e dos altos e baixos preços, trouxe tecnologia, produtividade, organização e produção em escala que lhes permite atender a crescente demanda de matéria prima para biodiesel no mercado interno.

Os grandes produtores, já estão inseridos na agricultura energética. E os pequenos produtores contemplados pelo Programa Brasileiro de Biodiesel com reduções e isenções de impostos e com o Selo Combustível Social, como andam?  O que precisam para também tornarem-se produtores de agroenergia?  Somente a boa vontade política não resolverá os problemas enfrentados pela agricultura familiar.
 
Para começar a resolver os problemas é necessário escolher a melhor oleaginosa para pequenas propriedades. Será a mamona, o pinhão manso, o tungue, o pequi, o girassol ou o dendê? Escolhida a oleaginosa que melhor se adapte a cada região, há a necessidade de se pensar no melhor modelo de produção: individual, por cooperativa, por associação de produtores ou pelo sistema de integração.

Definido o segundo item, o próximo passo será a implantação das lavouras. Para isso o pequeno produtor precisa de financiamento adequado e liberado na época certa, pois na natureza temos hora para plantar e hora para colher. A hora certa para plantar não espera liberação de recursos.

Paralelo as essas etapas, deverá ser definido o sistema de industrialização.  Pode-se optar por fazer somente a primeira etapa de industrialização, a extração do óleo na propriedade ou na cooperativa, vendendo posteriormente para uma usina de biodiesel o óleo bruto, ou pode-se optar pela construção de uma usina de biodiesel completa, dimensionada de acordo com sua produção. Caso não seja possível nenhuma das alternativas, pelo menos o pequeno produtor tenha em mãos um contrato de venda antecipada de sua produção.

São apenas três providências a serem tomadas para que a pequena propriedade rural produza matéria prima para biodiesel. Pode parecer simples, porém organizar os pequenos produtores, escolher a melhor oleaginosa, financiar, plantar e industrializar, são tarefas que demandam de tempo, muito trabalho, dedicação, além de técnicos com muita paciência, liderança e conhecimento em cada uma das etapas.

Univaldo Vedana é diretor da BiodieselBR.com e responsável pela primeira fábrica de biodiesel do país abrangendo todo o processo de produção.