PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Miguel Angelo

15º leilão: quanto de biodiesel será leiloado?


Miguel Angelo Vedana - 27 jul 2009 - 07:29 - Última atualização em: 07 mar 2012 - 18:46

Falta cerca de um mês para o 15º leilão que garantirá a oferta de biodiesel para o último trimestre de 2009 e algumas usinas já começam a projetar como estará o mercado no final de agosto.

Neste momento as unidades de produção tendem a fazer apenas uma análise preliminar, pois os detalhes não foram definidos no edital e nos dias que antecedem o leilão é normal que o cenário altere consideravelmente com a publicação de autorizações e ampliações de usinas. Nesta análise preliminar uma variável importante não pode ser deixada de lado: o volume de biodiesel leiloado.

Apesar do MME não mostrar como é projetado o montante de biodiesel a ser consumido, é muito provável que seja levando em conta o atual consumo de diesel e o histórico de consumo do período que o biodiesel será entregue. Cada trimestre tem suas particularidades e normalmente nos últimos três meses do ano se consome menos diesel que no terceiro trimestre. Foi assim em todos os anos dessa década, com exceção de 2000 e 2007, quando o consumo no quarto trimestre foi ligeiramente maior que terceiro.

Esse é um dos motivos que podem levar o MME a estipular um volume de biodiesel menor que os 460 milhões de litros adquiridos no leilão anterior. Outro é o volume comprado para o último trimestre de 2008. Para aquele período foram adquiridos 330 milhões de litros de biodiesel para suprir a demanda de B3.  Se trouxéssemos esses números para 2009, com o B4, teríamos um leilão para adquirir 440 milhões de litros, 20 milhões a menos que o comprado no 14º leilão. Mas há um agravante nessa situação.  Como se sabe, esse ano o consumo de diesel está 5% menor em relação ao ano passado, o que daria justificativa para o MME estipular um volume perto dos  430 milhões de litros.

Dessa forma não se deve assumir que a venda de 460 milhões de litros de biodiesel está garantida. E provável que este volume seja o teto com o qual o MME está trabalhando e 430 milhões seja o piso. Minha aposta é que no 15º leilão serão arrematados 440 milhões de litros, mas como possivelmente teremos uma capacidade produtiva recorde no último trimestre, seria salutar um volume equivalente ao último pregão.

Miguel Angelo Vedana, diretor executivo da BiodieselBR

Tags: L15