PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Miguel Angelo

Muito mais que B6 ou B7


BiodieselBR.com - 28 mai 2014 - 00:17 - Última atualização em: 28 mai 2014 - 10:21

Quarta-feira, 28 de maio de 2014. Hoje é o dia que a Presidente Dilma Rousseff anunciará o aumento da mistura de biodiesel. As análises para compreensão dos impactos do B7 na cadeia de óleo, no preço do diesel ao consumidor e para o setor produtivo ficarão para um outro momento. Este não é o dia para se preocupar com o futuro.

Nesta quarta-feira o Palácio do Planalto estará cheio de empresários, diretores e gerentes de usinas, pessoas que trabalharam para que o aumento da mistura se tornasse uma realidade. Não apenas por que queriam vender mais biodiesel, mas por que também acreditam que esse biocombustível é importante para o futuro do país. São pessoas que através de suas ideias e atitudes criam empregos e contribuem para uma matriz energética mais limpa.

O palácio estará cheio também de outro grupo diferenciado. Pessoas que escolheram como profissão servir a população do país e que, por razões diversas, acabaram envolvidos com o programa de biodiesel. Muitos destes servidores tiveram um papel fundamental na evolução do mercado de biodiesel. As ideias acabam não tendo dono, não tendo origem, nem responsável, mas cada um de vocês sabe da importância que tiveram para que esse dia chegasse e devem se orgulhar da nobreza desse anonimato.

Políticos também não faltarão a cerimônia. Ah, os políticos. Essa turma que consegue errar até quando quer fazer a coisa certa. Mas hoje não é dia de apontar os erros, mas de comemorar os acertos. E aumentar a mistura de biodiesel é sem dúvida um acerto.

Mas não pense que estes profissionais estarão no Palácio do Planalto para acompanhar de perto a presidente contar as boas novas. Será mais que isso. Apesar de toda a pompa e circunstância que a situação exige, as pessoas estarão lá para uma festa. Celebrarão o renascimento de um setor que estava desacreditado, e agora renova a esperança de muitas usinas que estavam prestes a fechar as portas de seu negócio. É a celebração de uma segunda chance.

Se você está lendo esse texto deve estar sentindo a satisfação desta conquista. Não pense que é só você, todos os envolvidos diretamente com biodiesel compartilham deste mesmo sentimento. Até seu o chefe carrancudo. Por isso, aproveite o dia, celebre com seus colegas e com sua família.

Você faz parte desta conquista. Parabéns.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com