PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Vendas de combustível crescem 9,7%


Monitor Mercantil - 14 ago 2008 - 05:33 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

O mercado de combustíveis no país, no primeiro semestre, mostrou "um crescimento de consumo agregado robusto", segundo o superintendente de Abastecimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Edson Silva.

De acordo com a ANP, as vendas de combustíveis no Brasil cresceram 9,7%, no primeiro semestre, ante igual período do ano passado, e atingiram 51,03 bilhões de litros.

Para Silva, um dos principais destaques do semestre é o aumento de 53% no consumo de álcool hidratado, que ele atribui sobretudo à queda nos preços e ao aumento nas vendas de veículos flex.

Outro destaque citado por ele foi o aumento de 9,8% no consumo de diesel. De acordo com o superintendente, parte desse aumento reflete a demanda das térmicas para geração de energia elétrica, mas a expansão estaria relacionada, especialmente, ao "dinamismo da economia".

Silva sublinhou também, como exemplos da robustez do mercado, o aumento no consumo de combustíveis renováveis (álcool e biodiesel).

Para ele, um dos principais destaques do semestre foi o fato de que, em fevereiro, pela primeira vez, o consumo de álcool ultrapassou o de gasolina.

No primeiro semestre, os dados mostram equilíbrio no consumo do álcool (9,037 bilhões de litros) e da gasolina (9,038 bilhões de litros).