Fundo investe R$ 125 mi em usina de biodiesel
O fundo de investimento britânico Trading Emissions PLC (TEP), especializado em projetos de energia renovável, disse nesta quinta-feira que investiu R$ 125 milhões na participação de um projeto de uma nova usina de biodiesel no Brasil, a Bionasa Combustível NaturalS/A (Bionasa).
O fundo inglês disse que a fábrica, localizada no Estado de Goiás, terá uma capacidade anual inicial de produção de 200 mil toneladas de biodiesel, comampliação já prevista para 400 mil toneladas.
A empresa assegurou o direito de comercializar todos os créditos de emissõesque conseguir - chamados Certificados de Redução de Emissões (CER) - pordiminuição de carbono ou outras emissões como resultado do projeto.
Segundo a companhia, o processo de construção da usina deve estar finalizado emjulho de 2008, quando se iniciará a produção. A Jatropha curcas (pinhão manso) seráuma das matérias-primas da Bionasa, junto com o girassol e o sebo animal.
A TEP desenvolveu o projeto com a compra de uma participação na empresabrasileira Bionasa Combustível Natural, controlada pela família Barreto,conhecidos pela grande presença no setor de tabaco e agroindústria.
Para saber mais sobre a Bionasa, clique aqui.