PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Tecnologia permite produção de biodiesel a partir de algas


Biodiesel Magazine - 25 ago 2008 - 07:43 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

O Grupo de Energia Renovável de Ames (REG), do estado de Iowa, Estados Unidos, anunciou que desenvolveu uma tecnologia capaz de produzir biodiesel a partir de óleo de alga, segundo informações publicadas na revista americana Biodiesel Magazine. A empresa está agora à procura de parceiros que possam produzir comercialmente as algas, uma vez que o foco da companhia é vender o processo.

A tecnologia do REG é uma adaptação da que já é utilizada para processar óleo de diversas fontes. O sistema consegue refinar óleo de uma variedade de algas e produzir biodiesel de qualidade superior aos padrões americanos. A empresa acredita que o processo poderá ser comercializado a partir do momento em que houver alga disponível no mercado em quantidade suficiente. No momento o REG está trabalhando com empresas produtoras de alga para aprimorar seu sistema.

“Estamos trabalhando com diversas empresas que acreditamos que poderão se tornar produtoras de algas”, disse Daniel Of, diretor operacional do REG em entrevista a Biodiesel Magazine. “Queremos trabalhar com companhias que estão em busca de soluções para ampliar sua produção para a escola comercial”, explica.

Segundo Oh, o REG está otimista em relação ao crescimento da disponibilidade das algas no mercado em quantidade industrial. Para a empresa isso poderá acontecer em três a cinco anos. De qualquer forma, a indústria do setor deverá evoluir um pouco mais antes que esse processo se torne realidade. “Está claro para nós que a alga é uma matéria-prima viável para o biodiesel. Acreditamos que sua consolidação no mercado é só uma questão de comercialização”, concluiu.

Jerry W. Kram